segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Computador PDP - 8



     A máquina de 12 bits PDP-8 foi o primeiro sucesso comercial minicomputador, produzida pela Digital Equipment Corporation (DEC) na década de 1960. DEC introduziu-o em 22 março de 1965, e vendeu mais de 50.000 sistemas, mais do que qualquer computador até essa data. [1] Foi o primeiro computador amplamente vendido das séries de computadores da DEC (o PDP-5 não foi originalmente destinados a ser um computador de uso geral).
     O modelo mais antigo PDP-8 (conhecido informalmente como "Straight-8"), usava diodos "Diode-transistor logic", embalados em placas Flip Chip, e era do tamanho de um frigobar.
      Este foi seguido pelo PDP-8/S, um modelo desktop. Usando uma implementação de uma ALU serial de um bit, o PDP-8/S foi menor, menos caro, mas bem mais lento do que o original PDP-8.
      Sistemas posteriores (o PDP-8/I e /L, o PDP-8/E, F, e /M, e PDP-8/A) retornaram a uma mais rápida, totalmente paralela, implementação mas usavam a mais barata lógica TTL e circuitos integrados MSI. A maioria dos PDP-8 sobreviventes são desta época. O PDP-8/E é comum e bem-visto porque muitos tipos de dispositivos de I/O estavam disponíveis para ele. Muitas vezes era configurado como um computador de uso geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário